VENENO DE SERPENTE EM COSMÉTICOS?   Parece exótico, não? Mas esta é a grande novidade em produtos cosméticos e o que é melhor, não é...

Tratamento que faço: rejuvenescimento com veneno da serpente


VENENO DE SERPENTE EM COSMÉTICOS?



 Parece exótico, não? Mas esta é a grande novidade em produtos cosméticos e o que é melhor, não é só mais um modismo, é um ativo de alta tecnologia obtido e fundamentado na biologia molecular que age prevenindo e atenuando as rugas de expressão. Veja como isso foi possível:
As rugas são o sinal mais visível do envelhecimento. A perda de elasticidade da pele faz com que na maturidade todas as emoções que vivemos estejam estampadas no rosto, isto porque para demonstrarmos nossos sentimentos promovemos vários movimentos da musculatura da face que geram as expressões, vincando a pele.
Com a redução da elasticidade os vincos vão se estabelecendo e as rugas são formadas.
O envelhecimento é um evento biológico inevitável, geneticamente programado e que sofre profundas influências de fatores extrínsecos, cujos principais são:
• A ação do sol que geram radicais livres e fragiliza o tecido reduzindo sua densidade e firmeza;
• Os movimentos faciais que vincam a pele em sentido perpendicular aos feixes musculares.
Várias linhas de raciocínio vêm sendo empregadas nos meios científicos buscando na biologia molecular os mecanismos para promover a atenuação dos efeitos do tempo sobre a pele. Dentre os ativos mais recentemente lançados à disposição dos cosmetólogos destacamos os peptídeos, moléculas altamente funcionais que agem como mensageiros biológicos e promovem ações em vários alvos na pele. Os principais alvos na pele são os fibroblastos. Existem peptídeos que agem estimulando fibroblastos a recuperarem a sua capacidade de síntese incrementando a densidade da derme pela reorganização da matriz extracelular.
Outro mecanismo abordado no tratamento e prevenção das rugas são os peptídeos dermodescontráteis, que agem reduzindo a incidência de rugas de expressão.
O primeiro peptídeo de ação dermodescontrátil empregado em produtos tópicos foi o Acetil Hexapeptídeo, conhecido como Argireline, cujo mecanismo de ação se assemelha ao da toxina botulínica agindo nos neurônios na porção pré-sinaptica da junção neuro-muscular.
O Acetil hexapeptídeo impede a fusãodas vesículas que contém a acetilcolina (mediador químico, reduzido e liberado pelos neurônios responsável pelo estímulo à contração muscular), como se fosse um quebra-cabeça, a molécula se encaixa no local de ancoragem da vesícula, impedindo sua fusão com a membrana e consequente liberação da acetilcolina, reduzindo a força e frequência da contração da musculatura facial.
As pesquisas continuaram e outros peptídeos com o mesmo mecanismo de ação de inibição à liberação de acetilcolina na membrana pré-sinaptica surgiram como o octa e o penta peptídeos, e os estudos comprovaram que sua associação incrementa a atividade e os resultados. Outros receptores biológicos foram alvos de pesquisas na busca de novos mecanismos que tivessem ação sinérgica aos até então comprovados. Baseados nos efeitos de paralisia muscular provocada pelo veneno da serpente Temple viper ou víbora do templo, Tropidolaemus wagleri .
 Os pesquisadores isolaram, e estudaram os efeitos da molécula waglerina 1 que é a porção do veneno responsável por este efeito que paralisa e mata por asfixia a presa. Este estudo possibilitou a síntese laboratorial de um tripeptídeo, uma réplica da molécula natural, que age de forma eficaz e segura na porção pós-sináptica da junção neuro-muscular. Esta descoberta trouxe um grande avanço, pois a associação destes dois mecanismos de ação em um único alvo – a junção neuromuscular tem um efeito sinérgico na redução da formação das rugas de expressão, pela redução da força e frequência das contrações musculares faciais. 
Como o evento biológico e o envelhecimento iniciam-se desde o nascimento e afetam todas as células do organismo que estão em constante processo de diferenciação, maturação e morte, sendo substituídas por novas linhagens, a capacidade de recuperação e até regeneração dos tecidos vai decaindo com o tempo.
Manter a homeostasia, hidratação adequada e um eficiente sistema de proteção contra os radicais livres são as estratégias básicas de combate ao envelhecimento.
O tratamento traz uma associação sinérgica de todos os peptídeos dermodescontráteis, fatores de crescimento de ação cito estimulante, açúcares funcionais que recuperam a homeostasia da pele e peptídeos preenchedores, tratando de forma global o envelhecimento e prevenindo e etardando a necessidade de uma intervenção invasiva.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.