O essencial da beleza. Hidratar, sempre! A hidratação da pele do rostteo e do corpo, que deve fazer parte integrante dos cuidados quoti...

O essencial da beleza.


O essencial da beleza.


Hidratar, sempre!
A hidratação da pele do rostteo e do corpo, que deve fazer parte integrante dos cuidados quotidianos. É um gesto simples que permite manter a pele com o teor ideal de hidratação, evitando-se o envelhecimento precoce. Em o de Verão, após um dia na praia, a aplicação de um produto hidratante é mais do que necessário para restabelecer o equilíbrio de uma pele agredida por sobreexposição às agressões ambientais. Todas as peles, mesmo as oleosas, necessitam de ser hidratadas todos os dias com produtos que tenham em consideração três vectores – época do ano, idade e estado de hidratação ou desidratação. No Verão, a escolha deverá recair sobre produtos com texturas leves.

Esfoliar é preciso
A esfoliação, ou peeling, tem por objectivo libertar a pele de impurezas e células mortas existentes na superfície, eliminar rugosidades e pequenas imperfeições, sendo indispensável para uma pele bem cuidada e para um bronzeado perfeito. O número de esfoliações do rosto depende das necessidades específicas da pele, embora a regra aponte para as duas vezes por semana. Deve aplicar-se o esfoliante sobre a pele molhada, espalhando-o com suaves massagens circulares. Proibição total – zona de contorno dos olhos.

Beber muita Água
Segundo os especialistas, deve ingerir-se diariamente um mínimo de dois litros de água por dia. É inútil impormo-nos tanta água assim, porque também absorvemos a água contida em alguns alimentos. Por norma, bastará litro e meio, a beber mesmo sem sede, pois esta é já um sinal de alarme.

Preferir perfumes sem álcool
A época estival convida a fragrâncias frescas, cítricas ou florais que possam ser usadas sem risco na praia ou piscina. Quer isto dizer que entrámos na época das fragrâncias sem álcool. Trata-se, normalmente, de fragrâncias sazonais ou edições limitadas, cujos aromas mais não são que declinações de fragrâncias já existentes, mas sem álcool. O resultado olfactivo pode parecer diverso, embora mantenha a mesma estrutura. Uma moda a realçar com agrado e que impede algumas alergias ou manchas cutâneas. Existem uns mais aconselháveis para o dia e outros para a noite.

Proteger os olhos
Do mesmo modo que é prudente utilizar protectores solares para a pele, devemos também defender os olhos das radiações ultravioleta (UV). O uso de óculos de sol e de chapéus de abas largas é indispensável se deseja prevenir lesões na córnea ou na conjuntiva, cataratas ou lesões maculares. A escolha de óculos deve obedecer a características especiais. Idealmente, devem reduzir a luz solar para um nível confortável, eliminando por completo as radiações UV. A cor das lentes é subjectiva.

Cuidar dos cabelos
O cuidado com os cabelos deve ser reforçado na época estival, uma vez que se encontram mais expostos às radiações solares, à água do mar ou da piscina que os secam e desidratam. O resultado será visível nas pontas secas e na cor – seja ela natural ou não –, que se altera com maior intensidade. Fazer um corte de cabelo, a fim de eliminar as pontas estragadas, e reforçar a hidratação e a nutrição contribuem para lhe devolver o equilíbrio natural. Antes da exposição ao Sol, aplique um protector capilar.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.