Durante muito tempo o macarrão foi visto como o vilão das dietas de controle de peso. Muitas pessoas pensam que o macarrão é muito calórico ...

Macarrão X Gordura: mito ou verdade?

Durante muito tempo o macarrão foi visto como o vilão das dietas de controle de peso. Muitas pessoas pensam que o macarrão é muito calórico e por isso engorda. A maioria dos especialistas em nutrição e controle de peso concorda que o ganho de peso é decorrente do excesso de calorias que comemos. Isso significa que não importa de onde as calorias extras vêm. Se você ingerir mais calorias do que gasta vai engordar.

Desta forma, entende-se que nenhum alimento deve ser analisado de forma isolada. O que deve ser levado em conta é a composição da dieta, além da forma de preparar os alimentos.

O macarrão é considerado um alimento nutritivo e não contém gordura, colesterol e sódio e é rico em carboidratos complexos, que promovem a liberação mais lenta da energia. A redução no tempo de transformação do carboidrato em açúcar faz com que o macarrão seja considerado um alimento com "índice glicêmico" (IG) baixo a moderado. O índice glicêmico é a velocidade que o alimento leva para ser absorvido e ser transformado em açúcar no sangue. Dessa forma, o macarrão proporciona sensação de saciedade mais prolongada o que ajuda no consumo adequado de calorias.

Veja abaixo uma receita de macarrão light, próprio para quem gosta da massa e não quer engordar.

Macarrão Light

Ingredientes:
400gr de macarrão parafuso ou penne
400gr de rúcula
400gr de kani-kama desfiado
2 fatias de queijo minas light cortado em cubos
1 colher de sopa de azeite extra-virgem
Azeitona preta picada a gosto

Modo de preparar:
Cozinhe o macarrão como de costume. Refogue o azeite, o alho e a rúcula até dar uma leve murchadinha. Em seguida, acrescente o kani-kama e o queijo. Mexa até que esteja bem aquecido (o queijo não deve ficar derretido). Depois acrescente a azeitona. Escorra o macarrão e junte
ao refogado. Sirva em seguida.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.