Recorda-se das famosas cenas dos filmes ou das séries de TV onde de repente uma grávida diz: “Rebentaram-me as águas!”, pois saib...

O que é que se sente quando as águas rebentam?

 
 
Recorda-se das famosas cenas dos filmes ou das séries de TV onde de repente uma grávida diz: “Rebentaram-me as águas!”, pois saiba que essa cena poderá surgir na sua vida, e provavelmente já se deu a pensar como será consigo quando isso acontecer….

A verdade é que apenas 15% das vezes as águas rebentam antes de uma grávida entrar em trabalho de parto. Na realidade mais de 75% das vezes as águas não rebentam até a mulher ter entrado em trabalho de parto ativo e ter mais de 8 centímetros de dilatação.

Líquido amniótico – as famosas águas!

O saco amniótico é uma espécie de balão cheio de água. Ainda não se sabe bem o que o faz rebentar, mas usualmente as águas rebentam naturalmente durante o trabalho de parto ativo, após os 5 centímetros de dilatação e depois de existir força para expelir o bebé. Cerca de 5 a 15% das mulheres experienciam o facto de as águas rebentarem antes de sentirem que estão em trabalho de parto. Contudo a percentagem de bebés que nasce com o saco amniótico intacto também é muito baixa. Usualmente o saco amniótico rebenta quando sofre a pressão das contrações, depois de a cerviz estar dilatada o suficiente e já não o conseguir suportar.

Como saber se de facto as águas rebentaram?

Se por acaso sentir que as suas águas rebentaram, e estiver fora de casa, não entre em pânico, respire fundo, dirija-se à casa de banho mais próxima, e saiba que usualmente não acontece como nos filmes (onde parece que rebenta um balão de água aos pés da mulher), normalmente apenas sente que a sua roupa interior possa estar a ficar molhada, ou que urinou sem querer.

Como saber se de facto é líquido amniótico?

A forma mais simples de verificar se é líquido amniótico ou apenas urina, é colocando um penso higiénico diário ou papel higiénico branco na roupa interior e esperar para ver. De seguida, se estiver em casa, deite-se e se o fluido for líquido amniótico ele sairá da vagina e não da uretra. Enquanto estiver deitada, tente relaxar, e pense que talvez esteja na hora de ir para o hospital. Se tiver um Doppler fetal (aparelho para escutar o coração do feto, aproveite para o utilizar, escutando os movimentos do bebé. Espere algum tempo, cerca de meia hora, e vá verificar de novo se o penso higiénico ou o papel higiénico está molhado ou seco. Se estiver seco é porque não deve ter sido líquido amniótico, pode apenas ser muco ou urina. Se o penso higiénico estiver molhado, poderá, mesmo assim, não ser líquido amniótico.

Observe o líquido: de que cor é? É líquido ou espesso? O líquido amniótico usualmente tem cor clara, não tem quase odor e é sempre bem menos escuro do que a urina.

Cheire o líquido, se cheirar a urina é provavelmente urina, pois na gravidez os problemas de controlo urinário são comuns. Se não tiver cheiro a amoníaco típico da urina, é provável que seja líquido amniótico.

Contudo ligue com o seu médico para se certificar do que pode ser. Ele poderá ajudá-la a perceber do que se trata, ou até dizer-lhe-á para ir até ao hospital ou até ao seu consultório, para testar o fluido. Nesta fase previna-se, leve tudo consigo como se fosse definitivamente ter o bebé.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.