Nutricionistas indicam opções saborosas e nem um pouco insosas para curtir a noite. Todo mundo sabe que não é aconselhável à saúde comer p...

Nutricionistas indicam opções saborosas e nem um pouco insosas para curtir a noite.

Nutricionistas indicam opções saborosas e nem um pouco insosas para curtir a noite.

Todo mundo sabe que não é aconselhável à saúde comer petiscos gordurosos, mas é quase inevitável, mesmo que uma vez ou outra, apreciá-los. A pedido do Vida Saudável, a nutricionista Isabela De Paula preparou dicas que podem ajudar bastante na hora de escolher uma porção ou petisco menos calórico e mais saudável durante uma noite de festa ou barzinho com os amigos.

De acordo com ela, a batata e o aipim fritos, queijos tipo gorgonzola, prato, cheddar e o álcool são os vilões calóricos da balada. "O álcool tem precisamente 7,1 Kcal por grama, muito mais do que carboidratos que contém só 4 Kcal por grama. Filés de carne que são preparados à milanesa, ao invés de grelhados, também engordam bastante", destaca.

Caldo de feijão ou verde

Caldo de feijão pode dar gases e a sensação de estar com a barriga estufada, muito cheia. Você não quer ficar na noite inchada. O ideal seria comer uma sopa de legumes, na falta dela, uma opção é o caldo verde, que tem batata (rica em carboidrato - fonte de energia) e a couve (rica em vitamina A e C).

Batata frita ou pastel de queijo

Se você estiver preocupado com as calorias, prefira o pastel de queijo, que é um pouco menos calórico e tem cálcio - essencial para a transmissão nervosa, formação e manutenção de dentes e ossos. "Além disso, a deficiência de cálcio pode levar a osteoporose, unhas quebradiças, insônia, depressão, entre outros", ressalta a especialista.


Carnes

"Uma boa opção é a porção com carne de frango, que é leve, nutritiva, com pouca gordura e boa fonte de ferro, além disso, sua deficiência leva à anemia ferropriva e pode causar cefaleia e perda de memória", afirma.

Com ou sem cebola

O hálito pode não ser os melhores depois de comer uma porção repleta de cebola na noite, mas em relação à saúde, pode. "A cebola é rica em alguns minerais como cálcio, fósforo e também em ácido ascórbico - Vitamina C", diz.


Cachorro-quente e hambúrguer

Nada saudável, mas altamente consumido depois do rock, o cachorro-quente tem como ser menos agressivo ao organismo. "Seria melhor utilizar salsicha de frango ou sem corantes, descartar batata palha, maionese (rica em lipídeos) e catchup (açúcares). O molho do cachorro quente, o ideal é que seja feito do próprio tomate e não com molho de tomate industrializado, pois este possuí conservantes ricos em sódio", aconselha a nutricionista.

O hambúrguer também é melhor que seja de frango. "Abuse da alface e do tomate e descarte batata palha (rica em gordura saturada, ela é a principal gordura responsável pela arteriosclerose e também eleva o LDL - famoso colesterol ruim). A maionese caseira é um perigo, pois pode ocasionar uma gastroenterite. Não é aconselhável", alerta.
Azeitona preta ou verde
Entre a azeitona preta e a verde é melhor a preta, pois a verde tem mais sódio, o que não é bom pois contribui para elevar a pressão arterial. A quantidade calórica é praticamente a mesma.
Palmito
O palmito é uma boa opção de baixa caloria, mas tem que tomar cuidado com a procedência, devido ao Botulismo - forma de intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal. "Tendo os registros necessários que a legislação pede, tudo bem, pode ser acompanhado com queijo branco ou ricota temperada com orégano", recomenda a nutricionista Isabela.

Salaminho ou presunto

"Entre o salaminho tipo italiano e um presunto cozido (11% de gordura), o salaminho tem mais sódio. Melhor um presunto magro, cortado em cubos", indica.

Batatas

A batata frita pode ser trocada pela batata à dorê, porque é um pouco menos calórica.


Fonte;gazetaonline


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.