A dieta que lhe permite perder dois quilos numa semana Não está propriamente com excesso de peso, sobram-lhe apenas dois quilos, que...

Quilos acumulados.

 

A dieta que lhe permite perder dois quilos numa semana

Não está propriamente com excesso de peso, sobram-lhe apenas dois quilos, que se acumularam na barriga e nas coxas?

Saiba como livrar-se desse lastro sem muito esforço.

Por que necessitamos de comer todos os dias? A resposta é muito clara. A vivência quotidiana implica um constante gasto de energia, e essa energia é obtida diariamente através dos nutrientes e calorias provenientes dos alimentos que ingerimos. Portanto, não só não podemos deixar de comer, como temos de assegurar a ingestão regular de todos os nutrientes, pois todos eles são necessários ao bom funcionamento e subsistência do organismo.

Pode comer de tudo Seguir esta dieta é muito fácil. Só tem de adequar a ementa às suas necessidades. Não existem, por si só, alimentos que engordem ou emagreçam. Por isso não se surpreenda ao ver que na ementa há delícias proibidas, como batatas, arroz, massa, cereais com mel ou pudim flan.

A premissa essencial assenta em comer de tudo, mas na quantidade certa. Esta dieta fornece os nutrientes de que precisa para perder dois quilos, sem privar o seu corpo de nada. Vai ficar hidratada, alimentada, saudável e no seu peso ideal.

Conselhos simples antes de começar


Deve tentar seguir a dieta de acordo com as recomendações aqui apresentadas, já que este plano alimentar foi definido para que o seu organismo receba todos os nutrientes de que precisa. É aconselhável que pese a comida e que não se fie no seu olho. O que pode fazer é trocar as ementas de um dia para outro.

Por exemplo, pode comer na segunda-feira o que estava previsto para quinta-feira, e vice-versa, sem alterar o resultado. Tome nota de 4 conselhos para que a dieta seja mais fácil de cumprir:

Mastigue bem e devagar. Não engula os alimentos antes de os mastigar 20 vezes. Também é útil usar talheres e pratos pequenos. Lembre-se que a digestão começa na boca.

Coma sempre sentada, de preferência no mesmo lugar, e concentrada na comida. Sem ver televisão.

Tente comprar e cozinhar apenas aquilo de que necessita. Mantenha os alimentos longe da vista. Sirva-se na cozinha, não leve as travessas para a mesa. Assim evitará a tentação de voltar a encher o prato.

Tenha um bom programa de exercício físico diário. «Caminhar, nadar, ginásio... o que preferir, o importante é que faça exercício físico diariamente», sublinha a dietista Marisa Costa.

Os pratos estrela

O s hortícolas em todas as suas variantes, o peixe cozinhado com pouca gordura, os lacticínios magros e todo o tipo de fruta fresca.

A chave do êxito

- Iniciar o almoço e o jantar com um prato de sopa rico em legumes.

- Não estar mais que três horas sem comer e evitar um jejum nocturno superior a oito horas (deve fazer uma pequena ceia).

- Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Também é uma boa opção privilegiar as infusões e os sumos naturais.

Texto: Joana Martinho
Revisão científica: Dra. Marisa Costa (dietista no Hospital de S. João, no Porto)


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.