Homens e transtornos alimentares. Distúrbios ligados a auto- imagem, dietas restritivas, vômitos propositais e abuso de suplementos aliment...

Homens e transtornos alimentares.


Homens e transtornos alimentares. Distúrbios ligados a auto- imagem, dietas restritivas, vômitos propositais e abuso de suplementos alimentares não são problemas ligados apenas ao universo feminino. Ao contrário do que se pensa, doenças que parecem ser exclusivamente femininas são cada vez mais frequentes nos homens.

De acordo com Maria Del Rosario, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia a obsessão masculina com a estética corporal e com a balança é resultado da pressão – que, se antes não existia, pelo menos não era tão comum – por um corpo perfeito, seja ele magro ou musculoso.

“Tanto nos homens quanto nas mulheres, inúmeros fatores, sejam biológicos, genéticos, ambientais, socioculturais ou psicológicos, podem desencadear transtornos alimentares”, explica a médica.



Segundo ela, os homens possuem alguns agentes de risco. No aspecto biológico, a puberdade e a obesidade podem influenciar. Já nos socioculturais e psicológicos, a pressão da mídia, dos pais e amigos, e de algumas profissões, assim como perfeccionismo ou o uso de álcool e drogas, favorecem o desenvolvimento do distúrbio alimentar.

Segundo a médica, os transtornos mais comuns no sexo masculino são a manorexia (termo usado para a anorexia nervosa nos homens), bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica e vigorexia, transtorno alimentar dismórfico. Todos esses distúrbios exigem acompanhamento médico multidisciplinar.


Você também pode se interessar

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.